Pular para o conteúdo principal

Veja onde comemorar no Dia Nacional dos Quadrinhos

Hoje, 30 de janeiro, é celebrado o Dia Nacional dos Quadrinhos. As histórias em quadrinhos começaram a aparecer no Brasil no século 19, em forma de charges e caricaturas. No dia 30 de janeiro de 1869, Angelo Agostini publicou a a primeira HQ made in Brazil. As aventuras de Nhô-Quim. E, a partir de 1984, foi criada essa data.

Turma da MônicaOs quadrinhos atraem pessoas de todas as faixas etárias. Uma pesquisa realizada no ano passado mostra que a história em quadrinhos é a preferida dos alunos paulistas que cursam o 9ºano/8ªsérie.

No Brasil, o carro-chefe é a Turma da Monica, criada em 1959, por Mauricio de Sousa. Só essa turma arrecada 86% do mercado nacional em quadrinhos. Internacionalmente, os números também impressionam: 40 países, em 14 idiomas, vendem seus produtos e gibis licenciados da TM.

Outro cartunista que ajudou a difundir as HQs pelo Brasil foi Ziraldo. Em 1960, lançou a primeira revista em quadrinhos por um só autor - A turma do Perere. Mas quem ganhou destaque mesmo foi Menino Maluquinho, que posteriormente, viraria filme e seriado.

O dia do Quadrinho Nacional terá várias comemorações pelo Brasil. Curitiba, Campinas, São Carlos terão eventos dedicados a data. Veja abaixo a lista feita pelo Quadrinhada:

Curitiba
A Gibiteca de Curitiba vai receber para um bate papo quadrinistas e editores para pontuar, debater e revelar quais são os planos e o futuro para os quadrinhos para o ano de 2015!
Ingresso: gratuito
Data(s): 30/01/2015
Horário(s): 19h às 21h
Público Dirigido: não
Espaço Cultural: Gibiteca de Curitiba

Campinas
1ª Semana do Quadrinho Nacional em Campinas
A 1º Semana do Quadrinho Nacional em Campinas terá exposições, palestras, lançamentos de HQs, feira de autores independentes, entre outras atividades, de 30 de janeiro a 7 de fevereiro, em cinco bibliotecas públicas municipais e na Pandora Escola de Arte. A entrada é gratuita. 

Locais:Biblioteca Pública Municipal “Professor Ernesto Manoel Zink”- Avenida Benjamin Constant, 1.633, Centro – Campinas. (19) 2116-0423Biblioteca Pública Distrital de Sousas “Guilherme de Almeida” - Rua Cabo Oscar Rossim, 63 – Sousas – Campinas. (19) 3258-4515Biblioteca Pública Infantil “Monteiro Lobato” - Rua Albano de Almeida Lima, Praça Samuel Wainer, Bosque dos Italianos. (19) 3234-2613Biblioteca Pública Municipal “Joaquim de Castro Tibiriça”- Rua Quintino Bocaiúva, s/n , Praça da Ópera Salvador Rosa Bonfim – Campinas. (19) 3242-9211Biblioteca do Espaço Cultural Cora Coralina - Av. Cardeal Dom Agnelo Rossi, s/n, Vila Padre Anchieta – Campinas. (19) 3282-0024Pandora Escola de Arte - Rua Joaquim Novaes, 146, Cambuí – Campinas. (19) 3234-4443
Entrada: gratuito
Atividades de 30/01 a 07/02

São Carlos
O Centro Cultural da USP São Carlos (SP) sediará a abertura da mostra "Expovisual Dia do Quadrinho Nacional" nesta sexta-feira (30). A mostra conta com 42 painéis em formato A3 com diversas obras como quadrinhos, tiras de humor, ilustrações e textos. Também será realizado o lançamento oficial do catálogo Graficômico Ilustrado, Edição Especial, com distribuição gratuita para o público visitante.

O evento é gratuito e contará com a apresentação musical do Duo Bem Casado, com Mabel Zattera na flauta e Rafael Meira no violão. Formados no Conservatório de Tatuí, o duo apresentará músicas clássicas do cancioneiro da Música Popular Brasileira.
O Graficômetro conta com apresentação de Daniel Lopes, texto sobre o Dia do Quadrinho Nacional de André Rocha e artes de um invejável time de artistas. Esse time é composto por Alan Meneghelli, André Sposito, Mattias, Daniel Batista, Fernando Ramalho, William Medeiros, Murilo Alves Perin, Ernani Cousandier, Victor Vilela, Guto Dias, Christie Queiroz, Iéio, Dud, Vinícius Souza, Luciano Salles, Julio Shimamoto, Daniel Messias, Cristiano Arthur, Antonio Eder, Johnny Mao, Lucas Lima, Diego de Carvalho, Flavio Soares, Pedro Fajardo, Marco Oliveira, Luan Santos, Bruno Yokote, Orlandeli e Jonas Nasci.
A mostra poderá ser visitada até o dia 27 de fevereiro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h. O acesso ao Centro Cultural pela Av. Dr. Carlos Botelho, 1465.
Imagem faz parte da exposição no Centro Cultural da USP (Foto: Iéio Cartum/ Arquivo Pessoal)


Comentários

Postar um comentário

O Quadrinhada não se responsabiliza pelos comentários aqui publicados. Qualquer informação expressa é de total responsabilidade do autor. Comentários com palavrões serão excluídos.

em alta na semana

As 100 edições do Chico Bento na Panini

Super Checklist #1: as novas edições número 1

Gibiteca nº2- [Série Anos 90- Parte 2] Almanaque da Mônica nº 80

As 100 edições da Magali na Panini

Capa TMJ #100