Pular para o conteúdo principal

Quadrinhopédia: Cascão subindo pelas paredes e outras histórias

Em "Subindo pelas Paredes", Mônica quer bater em Cascão e, por uma coincidência do acaso, ele descobre que ela desistiu de pegá-lo porque ele fez alguns movimentos parecendo-se com uma lagartixa. O menino, sem saber parar enquanto a sorte estava ao seu lado, começou a usar esse artifício para provocar ainda mais a dentuça enfezada, a ponto de se disfarçar de lagartixa gigante e ficar andando na parede do quarto dela. Esse Cascão! 

Uma das histórias mais engraçadas dessa revista do Cascão 23 - Coleção Histórica. Até mesmo é mais engraçada do que a de abertura  -"Chovinista Ciumento" - que já foca no lado mais sentimental da coisa do que na graça. 

Outra HQ nesse nível bom de humor que não vemos mais atualmente é "O BICHINHO MAIS FOFO DO MUNDO", que fecha esta edição. Só pelo título já dá para abrir um sorrisinho malicioso, pois é sinal de que vem gozação aí. Dito e feito! Na trama, Cascão se apega a um animal que não é lindo e nem fofo, mas ele quer, a todo custo, tratá-lo igual a um bichinho de estimação. Várias situações de conflito são geradas por conta do então "bichinho fofo" - a mãe dele desmaia, o pai leva um baita susto e, para piorar, a Mônica ainda bate no Cascão, após ela ficar sabendo que ele colocou o animalzinho intencionalmente em seu carrinho de bonecas. 

Temos um final coerente com a realidade do bicho que nem tinha tanto apego assim pelo esforço do Cascão. 

Uma curtinha, mas que também gostei muito foi a do Penadinho. Ele e um outro amigo fantasma conversam sobre a Lua e então Penadinho fala da influência da Lua nas marés e nas ações das pessoas. Não tem muito a ser explorado, é quase uma tirinha de tão simples, mas é um momento gostoso com uma quadrinização diferenciada do resto da revista, onde os quadros são maiores e há bastante espaço pra os personagens.

Ainda há mais tramas curtas como "O Velho Truque da Balinha de Tinta", "Quem Vem Lá", "Catando Moeda". Essas da qual falei a respeito foram as que mais gostei.

Abraços a todos.

Fabiano Caldeira.







Comentários

  1. Ah, tempo em que essas revistas eram, no mínimo, ótimas... Tenha essa CHTM.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O Quadrinhada não se responsabiliza pelos comentários aqui publicados. Qualquer informação expressa é de total responsabilidade do autor. Comentários com palavrões serão excluídos.

em alta na semana

Confira capa e contra-capa da TMJ #55

Gibiteca nº49: Mônica n° 156 Editora Globo - Propagandas na Edição (OUT/99)

Veja entrevista com Monica Sousa, filha de Mauricio de Sousa

As 100 edições da Mônica na Panini

Prêmio do Concurso Cultural "Se liga na Turma da Mônica" - Parakids Brasil