Pular para o conteúdo principal

‘Quero que o casamento dure’, brinca Mauricio de Sousa sobre parceria com Thalita Rebouças

Dois dos autores mais amados por crianças e adolescentes brasileiros finalmente se encontram em um livro: Thalita Rebouças e Mauricio de Sousa lançaram “Ela disse, ele disse - O namoro”, na Bienal do Livro do Rio, que rola de 29 de agosto a 8 de setembro, no Riocentro.
O livro é uma fusão dos universos dos dois escritores popstars. O livro é a continuação de um dos maiores hits de Thalita, “Ela disse, ele disse”, com a participação especial da Turma da Mônica Jovem. Agora, os adolescentes Rosa e Leo, que se conheceram no primeiro livro, estão namorando, e Mônica, Cebola e o resto da galera acompanham o relacionamento do casal teen lendo o livro de Thalita no colégio e fazendo um monte de comentários.
"A coisa que os fãs mais pedem para mim é uma continuação da história de Rosa e Leo. Então resolvi atendê-los! - diz Thalita, explicando, ainda, o que os leitores encontrarão no livro: - Esse é o primeiro namoro sério dos dois, então existem todas aquelas questões: como se comportar na hora de conhecer a sogra? Será que já está na hora de mudar o status de relacionamento no Facebook? Rolam brigas, mas a história também é muito divertida e romântica'
Já a Turma da Mônica Jovem entra para comentar cada capítulo, acompanhando a trajetória do casal junto com o leitor, e também aparece nas ilustrações feitas por Mauricio de Sousa. Esse foi o jeito que os escritores encontraram para unir seus mundos.
"Foi a minha filha Marina que deu a ideia" - lembra o criador da Mônica. - "Thalita e eu estávamos há anos quebrando a cabeça para descobrir como trabalhar juntos, e a solução apareceu durante um bate-papo nosso, em Nova York."

Afinidade à primeira vista
A vontade de unir as canetas apareceu pela primeira vez em 2010, quando os dois artistas se conheceram, na Bienal do Ceará. Foi afinidade à primeira vista. No mesmo dia, Mauricio lançou o convite.
"Disse para ela: “Já trabalhei com Ziraldo, com Paulo Coelho, agora só falta você” - recorda o ícone do mundo dos gibis. - "Gosto muito do trabalho da Thalita. Ela fala a língua dos adolescentes como ninguém! Para mim, é o melhor texto que existe na literatura jovem brasileira hoje. E temos em comum essa paixão por nos comunicarmos com as crianças e jovens."
Thalita, por sua vez, mal acreditou quando recebeu o convite.
"Achei que ele estava só sendo simpático" - ri a escritora carioca. - "Eu era viciada nos gibis da Turma da Mônica quando criança, e trabalhar com ele sempre foi um sonho."
Se depender de Mauricio, Thalita ainda vai realizar o sonho mais algumas vezes.
" Tenho vontade de fazer mais livros junto com ela. Com todo respeito, quero que o casamento dure" - brinca o autor de histórias em quadrinhos.
O encontro entre os dois autores na Bienal do Rio acontecerá no dia 31, às 16h, no Auditório Rachel de Queiroz (Pavilhão Azul), com direito a bate-papo seguido de sessão de autógrafos. Os fãs podem assistir à conversa, mas é preciso chegar cedo para pegar senha. A entrada da Bienal custa R$ 14 (estudantes pagam meia).

Comentários

em alta na semana

Quadrinhopédia- Chovinista Ciumento

Checklist Turma da Mônica - Outubro/2015

Veja entrevista com Monica Sousa, filha de Mauricio de Sousa

Checklist Turma da Mônica - Junho/15

Confira capa e contra-capa da TMJ #55